Terapia por onda de choque

É um procedimento médico no qual ondas acústicas de alta energia são aplicadas a uma área específica do corpo para estimular a cura de tecidos.

O que é?

A terapia por ondas de choque é um dispositivo multidisciplinar usado em ortopedia, fisioterapia, medicina esportiva, urologia e medicina veterinária. Seus principais efeitos são o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade. Somado ao beneficio da terapia ser um procedimento não cirúrgico, sem necessidade de analgésicos, e ideal para acelerar a recuperação e cura de várias indicações de dor aguda ou crônica.

Mecanismo de Ação

Ondas de Choque é uma onda acústica que transporta alta energia para pontos dolorosos e tecidos musculo esqueléticos com dor sub aguda, sub crónica e condições de dor crônica. A energia promove processos de regeneração e reparo dos ossos, tendões e outros tecidos moles.

Ondas de Choque são caracterizadas por forte variação da pressão, alta amplitude e não periodicidade.

A energia cinética do projétil, gerada por ar comprimido, é transferida para o transmissor na extremidade do aplicador e desta forma transportada para dentro do tecido.

O que é?

Mecanismo de Ação

Efeitos Médicos

Dispersão de Dor Mediador "Substância P"

A substância P é um neurotransmissor que media a informação sobre a dor por meio de fibras-C. Este neuropeptídio é geralmente associada com dor intensa, persistente e crônica.

Dissolução de Fibroblastos Calcificados

O acúmulo de cálcio é mais frequentemente um resultado de micro rasgos ou outro trauma para um tendão. As ondas acústicas eliminam as calcificações existentes.

Estimulação de Produção de Colágeno

E necessária uma produção suficiente de colágeno para os processos de reparação musculo esqueléticos das estruturas ligamentares danificadas. A Terapia por Ondas de Choque acelera a síntese de colágeno.

Formação de Novos Vasos Sanguíneos

O Fluxo sanguíneo de nutrientes é necessário para iniciar e manter os processos de reparação de estrutura do tecido danificado. A aplicação de ondas acústicas cria micro rupturas capilar em tendão e osso.

Liberação de Pontos Gatilho

Os pontos-gatilho são a principal causa de dor nas costas, pescoço, ombros e membros. Energia acústica entregue desbloqueia a bomba de cálcio e, portanto, inverte a crise metabólica nos miofilamentos e libera os pontos de gatilho.

Reversão de Inflamação Crônica

Os mastócitos são um dos principais componentes do processo inflamatório. Sua atividade pode ser aumentada usando ondas acústicas invasivas.

• Calcificações
  • Cotovelo de Tenista
  • Dor Insercional
  • Dor no Quadril
  • Esporão de Calcâneo
  • Joelho de Saltador
  • Ombro Doloroso
  • Síndrome do Estresse Tibial Medial
  • Tendinopatia Crônica
Demonstração de aplicações da terapia por ondas de choque
Representação da Aplicações Terapia por Ondas de Choque

Sequência de Tratamento

A terapia por ondas de choque é um tratamento não invasivo. A aplicação é simples e fácil. Iniciar a terapia em 3 etapas:

Localização da área a ser tratada

A área a ser tratada é localizada por meio da palpação, a fim de fornecer a terapia com precisão.

Localização da área a ser tratada

Aplicação do gel

Quantidade suficiente de gel para gerar condução da onda acústica é aplicada na área localizada na etapa 1. O uso de gel é necessário para transferir as ondas acústicas de forma eficiente e suavemente.

Aplicação do Gel

Início da terapia

O aplicador de ondas de choque é ligeiramente pressionado contra a área a ser tratada e o botão de arranque é pressionado.

Início da Terapia