Infiltração de Pontos Gatilhos

Pontos gatilho são áreas de dor localizadas em músculos esqueléticos, que podem ser sensíveis à palpação e muitas vezes causam dor referida em outras partes do corpo.

Entenda o que são pontos gatilhos

Os pontos-gatilho são focos de tensão nos músculos e na fáscia. O diagnóstico é feito pela palpação, que nos dá a resposta uma contração muscular localizada e um padrão de dor mais distante do local de irritação muscular. Às vezes, é difícil diagnosticar com precisão os pontos-gatilho em estágios mais avançados de dores nas costas, caracterizados por espasmos musculares e inflamações.

O método mais comum de localizar os pontos gatilhos é através da palpação, que deve ser realizada por um profissional experiente. Esse pontos são localizados por uma agulha fina e profunda, é injetado um medicamento anestésico, ou algum anti-inflamatório.  Esse processo auxilia a desinflamar o músculo, desfazer o ponto gatilho. Esse procedimento é temporário, com duração de 15 a 30 dias.  Em geral, as bandas de tensão muscular respondem a programas de alongamento e correção de postura.

Entenda o que são pontos gatilhos

Qual é a causa?

Os músculos mais afetados são: os da região cervical, cintura escapular, lombar, ombro e cintura pélvica. Antes de tratar o ponto-gatilho é necessário conhecer os fatores que provocaram essa tensão no paciente.

As principais causas são:

• Falta ou excesso de exercícios físicos;  Um ponto-gatilho pode surgir com mais facilidade em áreas que não são movimentadas com frequência. A ausência de mobilidade provoca tensões e dores ao paciente. O mesmo acontece no caso de haver uma sobrecarga de movimentos sobre determinada região do corpo.
  • Esforço repetitivo;  Isso ocorre porque o processo de adaptação do corpo a esse movimento não foi feito de forma correta. Esse esforço pode ocasionar tensões musculares que irão formar pontos de gatilho.
  • Estresse físico ou emocional; O estresse físico ocorrido pela rotina do paciente pode agravar em tensões musculares.
  • Problemas com a postura; Uma postura inadequada afeta diretamente a musculatura. É importante orientar o paciente sobre a atenção necessária em manter a coluna ereta.

Qual o tratamento mais indicado?

Inativação do ponto-gatilho: É feita por injeção de anestesia ou solução fisiológica salina, acompanhada de alongamento e calor, ou com terapias manuais, como, pressão dos pontos-gatilho, fricção profunda e alongamento do músculo.

Reabilitação muscular: Recuperação da amplitude de movimento e fortalecimento muscular, através de alongamentos, analgesia (utilizando aparelhos eletroestimuladores), reeducação postural, acupuntura, aplicação de calor e cinesioterapia, terapia com movimentos que vai tornar possível o fortalecimento.

Respiração: Aprender técnicas de respiração pode ajudar a relaxar em momentos de tensão. Apesar de não ser uma prática que previna diretamente a formação de nódulos de tensão, ela pode aliviar o estresse e a ansiedade.

Qual o tratamento mais indicado?