O que é Artrose?

A artrose (ou osteoartrose) é uma doença degenerativa que afeta as cartilagens, que são os tecidos que protegem as articulações. Com o seu desgaste, aumenta o atrito entre os ossos, o que provoca desconforto, dor, inflamações e deformações, dificultando e até impossibilitando movimentos. O desgaste do tecido de proteção nas extremidades dos ossos (cartilagem) ocorre gradualmente e piora ao longo do tempo.

Incidência

Geralmente associado ao envelhecimento, o problema é mais frequente nas articulações de carga, ou seja, naquelas que suportam mais peso, como pés, quadril, coluna e, principalmente, joelhos.

Estudos internacionais mostram que 6% da população acima dos 30 anos já apresenta sintomas de artrose de joelho. Acima dos 45 anos, os casos sabem para quase 28%, sendo 16% deles pacientes com quadros de dor ou limitação motora. Obesidade e excessos na prática de esportes e atividades físicas aumentam os riscos.

Tratamento

A artrose não tem cura. Mas é amplo o leque de recursos que podem beneficiar os pacientes. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para retardar a progressão da doença e garantir melhor qualidade de vida — além de contribuir para evitar ou adiar a colocação de próteses.

O tratamento convencional combina medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios) e fisioterapia. Na fase inicial, a artroscopia também pode ser uma aliada. Com o auxílio de uma microcâmera e instrumentos adequados, essa técnica cirúrgica minimamente invasiva permite tratar uma série de lesões articulares, como as de menisco, e remover fragmentos que se desprendem do tecido cartilaginoso no processo da artrose. Além de provocar dor e dificultar
os movimentos, esses fragmentos podem intensificar a inflamação e a degeneração das cartilagens. O ato de removê-los, portanto, melhora o bem-estar do paciente e ajuda a retardar a evolução da artrose. A artroscopia é adotada ainda para fazer transplantes de segmentos de cartilagem, que são retirados de uma área menos comprometida e implantados em uma área mais afetada e mais exigida, como a zona de apoio do joelho, por exemplo.

Também há novos procedimentos que estão sendo testados no tratamento de jovens com defeitos isolados de cartilagem que, acredita-se, poderão futuramente ser adotados em pacientes mais maduros com artrose. Entre eles, estão o implante de células cartilaginosas extraídas do próprio paciente e cultivadas em laboratório e o transplante de cartilagens retiradas de cadáveres. Por enquanto, são procedimentos em fase testes e pesquisas, porém, despontam como caminhos promissores para o tratamento da artrose no futuro.